quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aniversário

Não lembro de festejar meus aniversários, quando criança, pois embora fevereiro seja um mes ideal, nunca havia alguém na cidade, para comemorar comigo. Todos estavam em férias, na praia, e nós, por contingência, também.

Tenho algumas fotos de meu segundo aniversário. Estou no jardim de nossa casa com algumas crianças. Eu ganhei, não sei de quem, uma vassoura de brinquedo. Em todas as fotos apareço varrendo. E, pelo visto, apreciei tanto o meu presente que até hoje fiquei com mania de limpeza. Imagine, atualmente, alguém dar uma vassoura de presente para uma criança!

Lembro também do meu aniversário de cinco anos. Minha mãe fez um bolo e alguns docinhos, arrumou uma mesa no quintal e vieram algumas poucas crianças. Havia falecido minha tia avó Alice alguns dias antes.

Nos meus 15 anos, fizemos duas festas. Uma em fevereiro, no dia 8, para toda a família. Outra, em março, quando começaram as aulas para os amigos e colegas da escola.
Na preparação da primeira festa, a da família, aconteceu um acidente. Minha mãe havia preparado docinhos, várias travessas de doces e colocado em cima do armário recém instalado na cozinha. Tarde da noite, ouvimos um estrondo. Corremos todos para a cozinha. Era o armário que havia despencado. Os doces estavam todos no chão, numa mistura de açúcar e cacos de vidro. Minha mãe quase teve um ataque. Corremos para dar um copo de água com açúcar para ela se aclamar. Mas como toda mulher guerreira, ela não desanimou. No outro dia estava lá fazendo todos os docinhos novamente. A festa foi maravilhosa. Pude confraternizar com meus pais, irmãos avós, tios e primos.

A festa para os amigos também foi preparada com todo o cuidado. Docinhos e salgados, todos feitos em casa. Minha mãe fez uma receita de bole, uma mistura de QSuco, água mineral com gás, guaraná, suco de frutas. Parecia que tinha álcool e a gurisada se deliciava, achando que estava tomando um coquetel espumante. Os móveis da sala foram todos retirados, só ficando a eletrola. Aos poucos foram chegando os convidados: minhas colegas de escola, primos, filhos das colegas de minha mãe. O assunto do dia era o surgimento de uma banda novan Inglaterra que já estava fazendo sucesso no mundo inteiro e o disco já estava estourando no Brasil. O nome da banda era The Beatles. O momento de grande emoção foi a valsa dançada com meu pai, todo orgulhoso, diante dos olhares dos convidados. Senti-me uma verdadeira estrela! O fotógrafo, tio José, não parava de tirar fotos em todos os ângulos. No outro dia, minha avó Raquel veio almoçar conosco. Vesti-me novamente com a roupa da festa para tirar fotos com ela que não pode estar na festa à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário