quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Símbolos


"Em muitos dias de ócio lamentei o tempo perdido. Mas ele não foi de todo perdido, senhor. Guardaste em tuas mãos cada instante de minha vida. Escondido no coração das coisas, tu estás alimentando as sementes para que sejam rebentos, os botões para que sejam  flores e amadurecendo as flores  para que sejam frutos. Eu dormi cansado no meu leito indolente, julgando que todo trabalho tivesse cessado. Acordei de manhã e encontrei repleto de milagres de flores o meu jardim". Tagore

 
Uma nova experiência sempre é positiva. Há muito estava pensando em fazer uma pintura abstrata, uma criação exclusivamente minha, sem influências externas ou modelos .Uma experiência diferente.  Algo que saísse de meu interior. Mas o que pintar?

Em um mundo em plena ebulição, onde os protestos e a violência espocam por todos os cantos do País, um quadro cheio de simbolismos me pareceu uma boa pedida. Um quadro que representasse  a dualidade, o ritmo, o conhecimento,  o infinito da existência.

Pintar o fundo da tela com a alegria e a energia do amarelo foi o primeiro passo. Pouco a pouco foram surgindo as representações da vida que roda, do todo que vibra, da paz entre os povos, da paz interior, o olhar que tudo observa,  os traços marcantes do todo em cada um de nós. 

Os pares de opostos apontam a dinâmica do existir e caminham  juntos. Em tudo há um pouco de tudo. Como é em cima é embaixo, o branco e o preto, a noite e o dia, o micro e o macro, a paz e a guerra, o amor e o ódio, o caos e o equilíbrio, o dormir e o despertar, o exterior e o interior, a realidade e o sonho ...

É um constante fluir e refluir. Na causa está o efeito. E a descoberta está em você.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário