sábado, 30 de julho de 2011

Pimentões à mesa


Por um longo tempo não me considerei uma grande apreciadora de pimentões. Quando criança, então, nem sabia o gosto que tinham. Mas aos poucos aprendi a saboreá-los e a valorizar o seu uso culinário. Fui incorporando esse vegetal em meu cardápio de forma definitiva.

Hoje gosto de pimentões amarelos e vermelhos, refogados com berinjela e cebola. Como aperitivo, os sirvo com torradas ou biscoitos crocantes. Fica um sabor diferente e é um sucesso garantido, quando ofereço essa iguaria aos amigos que costumam visitar a minha casa.

Meu marido costuma repetir um dito popular, criado por grandes cozinheiros: não existe comida ruim, existe comida mal feita. A diferença está nas atitudes de quem vai preparar uma refeição. Tudo que é feito com amor gera bons frutos.

Uma noite de sábado, meu marido e eu recebemos o convite para visitar nossa afilhada Roberta. Como estava estreando sua casa e sua cozinha novas, a anfitriã preparou panquecas recheadas, adivinhem com o que? Pimentão, cenoura e vagem, cortados em tirinhas e cozidos ao dente no vapor. Estava divino.

Para a sobremesa, panquecas com creme de brigadeiro e morangos. Coisa de dar água na boca só de pensar. Além disso, minha afilhada soube prepará-los com todo o cuidado e usando, como temperos, sentimentos de amizade e de carinho. Essa noite passou para os anais de minha história, porque uma boa mesa sempre é motivo de união e afeto entre todos os comensais. Tudo esteve perfeito.

Não existem limites para quem deseja aliar sabor e propriedades à manutenção da boa saúde do corpo e da mente.

Pimentão é um alimento rico em potássio, fósforo, sódio, cálcio, além de vitamina A e C e do complexo B. Pode ser adicionado em saladas, assados, cozidos, molhos, enfim, ele dá sabor aos mais diversos pratos da culinária mundial. Dizem também que é um excelente antibiótico natural. Mas este é assunto para maiores conhecedores.

Por todos esses motivos e por terem formas e cores definidas, resolvi pintar essa leguminosa – ou fruto – em uma tela pequena para ornamentar a cozinha de alguém que aprecie a boa mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário